Mato Grosso, Ter�a-Feira, 14 de Maio de 2024     
Novo Portal
Espetáculo Boi do Nortão é apresentado na Unemat em Sorriso
Assessoria Campus de Sinop
Espetáculo Boi do Nortão é apresentado na Unemat em Sorriso
14/12/2005 15:27:36
por Coordenadoria de Comunicação Social
Performance abriu programação do seminário nesta quarta-feira
Performance abriu programação do seminário nesta quarta-feira

Nesta terça (13/12) os participantes do Seminário Antropos-Os Homens e suas culturas, promovido pelo núcleo pedagógico da Unemat em Sorriso apreciaram uma bela apresentação da cultura regional.

O espetáculo Boi do Nortão foi apresentado na abertura do quarto dia do seminário que discutiu os aspectos da organização social, política e cultural do Peru, país onde se desenvolveu o Império dos Incas, um dois mais organizados e evoluídos da época.

Sob orientação da coordenadora de Cultura do Campus Universitário de Sinop, Rute Varea, o grupo composto por crianças e adolescentes encantou os participantes com a leveza dos movimentos executados, mesmo sem tocar os instrumentos típicos da dança como o Ganzá, Viola de Cocho e Mocho, tendo em vista que o projeto Boi do Nortão encontra-se ainda em fase inicial.

Desde o Boi Bumbá ao Boi do Nortão

Antes da apresentação, Rute Varea explicou aos participantes que a cultura do boi surgiu no Estado do Maranhão onde existe o famoso Boi Bumba, e que antes de chegar ao Amazonas, onde é um fenômeno popular com as apresentações dos grupos Caprichoso e Garantido, essa cultura passou por vários estados, sendo que Mato Grosso tem a cultura do Boi à Serra na região do município de Santo Antônio do Leverger.

Durante a pesquisa, a professora constatou que o Boi à Serra combinava vários elementos da cultural regional na sua execução como a Viola de Cocho – feita originalmente com cordas de tripa de macaco, o Ganzá – uma flauta feita de bambu e o Mocho – um tamborim produzido com o couro de boi esticado. Como o projeto está sendo desenvolvido na região norte do estado, foi carinhosamente batizado de Boi do Nortão.

O seminário Antropos termina hoje, com apresentações e discussões sobre a cultura negra e as relações raciais no Brasil de hoje. O palestrante será o diretor do Instituto de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas da Unemat, Paulo Alberto dos Santos Vieira.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24694 | Impressões: 140315
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada